Venha Jogar no Japão!
O futebol no Japão tem crescido rapidamente nos últimos anos, conquistando fãs e se destacando no cenário internacional. Em pouco mais de três décadas, desde a profissionalização do futebol no Japão, o rápido sucesso do esporte também se reflete na evolução do nível técnico dos jogadores nativos. A seleção nipônica se tornou a mais respeitada do continente asiático e tem sido presença constante em grandes torneios, como a Copa do Mundo – em que, até o momento, as melhores campanhas foram as de 2002, 2010, 2018 e 2022, quando chegou às oitavas de final. Consequentemente, jogadores japoneses também entraram para o radar dos europeus e estão cada vez mais presentes nas principais ligas do Velho Continente. O auge foi a temporada 2022-23, quando mais de 70 jogadores japoneses atuaram por equipes da Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Áustria e Escócia, entre outras.
Popularmente conhecida como J. League, a liga profissional de futebol do Japão foi criada em 1992 e teve sua primeira temporada em 1993. Com a contribuição de grandes craques estrangeiros, o torneio teve sucesso imediato e só cresceu desde então, com o surgimento de cada vez mais equipes muito bem estruturadas e a consequente necessidade de criar divisões de acesso. Atualmente, em âmbito nacional, o futebol profissional nipônico se divide entre a elite J1 e as divisões J2 e J3, cada uma com 20 times.
Além das três principais divisões, também foi mantida no arquipélago a Japan Football League (JFL), principal competição até o surgimento da J. League, e que hoje equivale à quarta divisão; e nove ligas regionais (Chugoku, Hokkaido, Hokushin’etsu, Kansai, Kanto, Kyushu, Shikoku, Tohoku e Tokai), com entre 8 e 10 times participantes cada, e que equivalem à quinta divisão. Ainda que com poucos holofotes, elas são degraus que também permitem às equipes menores a possibilidade de ascensão à J3, J2 e J1.
Nas duas principais divisões, as seguintes equipes participaram da liga profissional do Japão em 2024
Os brasileiros sempre foram maioria entre os estrangeiros no futebol japonês. Só na temporada 2024 da primeira divisão (J1), por exemplo, 51 brasileiros atuaram em 19 das 20 equipes participantes – se incluídos os outros 40 clubes das divisões J2 e J3, este número chegou a 124 jogadores.
Não há dúvidas de que o craque Zico foi o estrangeiro mais importante na história do futebol japonês, que o considera uma ‘lenda viva’. Mas muitos brasileiros tiveram – e outros ainda têm – importante papel na Terra do Sol Nascente. Dentre os mais celebrados estão Alcindo, Amaral, Leonardo, Emerson Sheik e até Dunga. Também merecem destaque jogadores que se naturalizaram e defenderam a seleção japonesa: Ruy Ramos, Wagner Lopes, Alex Santos e Túlio Tanaka.
Se você é jogador e quer expandir sua carreira para o Japão, a MBR é o parceiro ideal. Identificamos oportunidades que combinam com suas habilidades e ajudamos em todas as etapas do processo, desde a negociação com clubes até sua adaptação no novo país.